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Palestra: Perfume de Mulher – o que as empresas precisam saber sobre a questão de gênero

Há um senso comum de que homens e mulheres têm características específicas de comportamento e que estas diferenças têm um fundo biológico muito mais potente do que as diferenças culturais facilmente perceptíveis. Essas crenças endossam muitas decisões no dia-a-dia da sociedade e, em especial, nas relações de trabalho. Nos últimos 20 anos, alguns resultados obtidos a partir de pesquisas neurocientíficas foram usados para endossar estas diferenças já que foram encontradas áreas e funções cerebrais diferentes nos dois gêneros. Porém, a interpretação destes dados pode ser completamente diferente se considerarmos que o cérebro é suficientemente plástico para se adaptar ao ambiente e se modificar de acordo com as pressões sociais e culturais que se apresentam.

Assim, com base nestes dados, a palestra irá discutir como as diferenças de gênero são consideradas e trabalhadas dentro da nossa sociedade com especial ênfase a esta dinâmica dentro das corporações. A discussão procurará mostrar que as competências socioemocionais que, geralmente, são bem desenvolvidas em mulheres têm um impacto muito positivo no desenvolvimento de iniciativas colaborativas e que isso pode se tornar um ativo de grande importância dado o incremento produtivo que isso pode significar.

Para promovermos a diversidade nas empresas, precisamos criar o ambiente adequado para que as diferenças sejam compreendidas e depois aceitas.

A resistência para essa aceitação está na tendência inconsciente de rejeitar o diferente e qualificá-lo segundo conceitos pré determinados.

O principal enfoque da palestra será na discussão que podemos fazer sobre como a forma como pensamos e analisamos o comportamento de homens e mulheres produz resultados enviesados e cria tendências que podem prejudicar a relação de uma empresa com seus clientes e impactar negativamente nos resultados e na produtividade.

O trabalho para diminuir o impacto desses vieses inconscientes está baseado na compreensão de como essas visões são construídas a partir das experiências e vivências culturais de cada um de nós. Estruturando essa discussão nos conhecimentos da neurociência sobre o desenvolvimento cerebral podemos reforçar que está no conjunto de crenças de cada um de nós a potência para o desenvolvimento de equipes com alto grau de diversidade.

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