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VÍCIOS E VIRTUDES

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VÍCIOS E VIRTUDES

Serão usados como tema os vícios tecnológicos (internet, chats, redes sociais, games) que transformam nosso cotidiano há 20 anos, como exemplo de vício considerado “ameno”, inofensivo mas que cada vez mais ocupa mais espaço na rotina dos indivíduos, subtraindo suas horas de trabalho e atenção focada. Apresentar outros vícios tidos como perniciosos (comida, tabaco, álcool, drogas) mostrando ao indivíduo que o cérebro seleciona comportamentos que são sinalizados a ele como fonte de obtenção de prazer e que temos, por esta razão, uma tendência inconsciente de repeti-los. Assim, nossos vícios passam a ser a expressão de nossos comportamentos, como se tivéssemos nascido com eles e tivéssemos que mantê-los para sempre como marcas de nossa personalidade.

O estudo do funcionamento cerebral nos mostra que a plasticidade cerebral permite mudanças importantes, bem profundas na nossa forma de ser e agir, abrindo espaço para a substituição de comportamentos viciosos por comportamentos virtuosos.

Fazer uma análise do peso dos ciclos viciosos e dos ciclos virtuosos do cotidiano de cada um, em especial em sua rotina de trabalho diário, e colaborar com as pessoas para desenvolverem mais controle sobre essa dinâmica entre vícios e virtudes. Entendemos como comportamentos virtuosos, as atitudes que tomamos objetivando ganhos futuros e não somente ganhos imediatos.

As pessoas podem e devem escolher ciclos virtuosos em oposição a ciclos viciosos para obter resultados como largar o cigarro, emagrecer, cumprir prazos ou mesmo ser mais empático. Para demonstrar isso, vamos mostrar, de forma acessível a todos, que em nosso cérebro os mecanismos que favorecem a escolha pelos vícios precisam de oposição consciente forte para que possam ser substituídos por comportamentos virtuosos. A melhor forma de lidar com esta dinâmica entre vícios e virtudes é promover o autoconhecimento e aumentar nossa resistência a frustrações.  

O foco principal dessa atividade é revelar os mecanismos que promovem a construção de hábitos e dar algumas ferramentas para implementação desses hábitos como alimentação saudável, exercícios físicos e higiene de sono.

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